15 JAN 2021
CRAS
TURIÚBA RETOMA PLANEJAMENTO PARA DESCARTE CORRETO PARA RECICLAGEM DE VIDROS

Q

Quando nos reunimos com os amigos num bar ou num restaurante, já contou quantas garrafas de bebida consumimos? Ou então quando você vê o final daquele perfume no final do frasco, para onde enviar o recipiente? Aquele azeite que deixa o alimento com um sabor especial, onde descartar esse vidro? Essas são perguntas constantes que muitas pessoas se fazem no dia a dia, afinal o vidro está presente na vida do ser humano a todo o momento.

É possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo do homem. Se toda a população se conscientizasse dos benefícios da reciclagem do vidro seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais.

Pensando no descarte final desse produto e o prolongamento da vida do aterro sanitário do município a Prefeitura Municipal de Turiúba vem desenvolvendo um planejamento de parceria quanto ao descarte correto do VIDRO, pela segunda vez o município enviou a CORPE (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) 3.300 kg de vidros, para ser destinada a reciclagem. No mês de Junho de 2020 o município já havia enviado a cooperativa 2.990 kg de vidro também.

Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emitem resíduos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.

O vidro é 100% reciclável e podem ser reciclados inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.

Segundo o Prefeito Rubens Fernando “Nandão” “a importância deste ato é primeiro atender uma exigência global de preservar o meio ambiente, e depois prolongar a vida útil do nosso aterro sanitário, estamos estudando a implantação da coleta seletiva no município para que assim possamos transformar o material reciclado destinado incorretamente em geração de emprego e renda a algumas famílias que tenham o interesse em trabalhar com a reciclagem”.  A Prefeitura se disponibiliza a buscar nas residências e áreas rurais do município esse produto para que possamos dar um descarte final correto, é só ligar no 3696-1263 e agendar dia e horário para recolhimento do mesmo.

Tipos de vidros recicláveis

• Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
  • Potes de alimentos;
  • Vidros de azeite;
  • Cacos de vidros;
  • Frascos de remédios;
  • Frascos de perfumes;
  • Vidros planos e lisos;
  • Para-brisas;
  • Vidros de portas e janelas;
  • Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana).
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021