Ir para o conteúdo

Prefeitura de Turiúba - SP
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
25
25 JUN 2021
CRAS
CRAS DE TURIÚBA: 15 DE JUNHO É O DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA
A data foi instituída em 2006, num esforço da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção a Violência contra Pessoa Idosa.
A violência contra o idoso no Brasil não se resume a agressões físicas. É importante reconhecer e discutir o tema para entender como evitar.
A violência contra o idoso pode ocorrer de várias formas. Os tipos mais comuns de violência incluem:
- a FÍSICA (tipo bater no idoso)
- a PSICOLÓGICA OU EMOCIONAL (fazer o idoso sentir-se constrangido ou humilhado)
- FINANCEIRA (quando familiares se utilizam de recursos dos idosos para si: sua aposentadoria, salário ou economias)
- SEXUAL (direta ou mesmo em conversas, quando isto for contra a vontade e princípios do idoso)
- e a NEGLIGÊNCIA (deixar de agir quando necessário, sejam os responsáveis pelo idoso ou ele próprio sendo negligente consigo).
Os avanços tecnológicos da medicina têm permitido um aumento expressivo e contínuo na expectativa de vida da população. Porém, não podemos esquecer as vulnerabilidades da terceira idade. E, lamentavelmente, a VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO aumenta enquanto aumenta a idade média da população.
Atos agressivos contra a pessoa mais idosa estão presentes nas MAIS DIVERSAS CAMADAS SOCIAIS. Eles ocorrem tanto dentro como fora do ambiente familiar. Até mesmo em serviços públicos (como de saúde, atendimento administrativo, social ou de autarquias de abastecimento) podemos encontrar tratamentos abusivos.
Diante de tal contexto, apenas a indignação tardia não basta. É preciso prevenir esse tipo de ocorrência e existem meios seguros para isso.
Não SEJA CÚMPLICE! Não se cale: denuncie!
AÇÃO
O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM IDOSOS do CRAS de Turiuba realizou intervenção para conscientização sobre tipos de violências e direitos especiais da pessoa idosa.
A ação desenvolvida pelas técnicas Rosiane Pereira e Angela Avelina Vasconcelos dos Santos com apoio do Monitor de Artes Fernando Pessoa. Além do tema (a estratégia "CHÁ DA ACOLHIDA") os idosos receberam o kit de alimentação, e também um mimo com kit de chá especial e um topper personificado sobre o assunto.
CRAS cuidando de longe... Ajude-nos nesse cuidado: se puder, FICA EM CASA!
 
 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.2 - 04/08/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia