20 JUL 2021
MUNICIPIO DE TURIÚBA ENVIA MAIS UMA CARGA DE VIDROS PARA DESCARTE CORRETO
Quando nos reunimos com os amigos num bar ou num restaurante, já contou quantas garrafas de bebida consumimos? Ou então quando você vê o final daquele perfume no final do frasco, para onde enviar o recipiente? Aquele azeite que deixa o alimento com um sabor especial, onde descartar esse vidro? Essas são perguntas constantes que muitas pessoas se fazem no dia a dia, afinal o vidro está presente na vida do ser humano a todo o momento.
É possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo do homem. Se toda a população se conscientizasse dos benefícios da reciclagem do vidro seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais.
Pensando no descarte final desse produto e o prolongamento da vida do aterro sanitário do município a Prefeitura Municipal de Turiúba vem desenvolvendo um planejamento de parceria quanto ao descarte correto do VIDRO, pela terceira vez o município enviou a CORPE (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) uma carga de vidros para ser descartado corretamente, desta vez a pesagem foi de 7.200kg de vidros, para ser destinada a reciclagem. Somado as três cargas enviadas a CORPE o município já evitou que 14.990 quilos de vidro fossem parar no Aterro Sanitário Municipal.
Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emite resíduos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.
O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.
Segundo o Prefeito Rubens Fernando “Nandão” “a importância deste ato é primeiro atender uma exigência global de preservar o meio ambiente, e depois prolongar a vida útil do nosso aterro sanitário, estamos estudando a implantação da coleta seletiva no município para que assim possamos transformar o material reciclado destinado incorretamente em geração de emprego e renda a algumas famílias que tenham o interesse em trabalhar com a reciclagem”.  A Prefeitura se disponibiliza a buscar nas residências e áreas rurais do município esse produto para que possamos dar um descarte final correto, é só ligar no 3696-1263 e agendar a retirada.
Tipos de vidros recicláveis
  • Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
  • Potes de alimentos;
  • Vidros de azeite;
  • Cacos de vidros;
  • Frascos de remédios;
  • Frascos de perfumes;
  • Vidros planos e lisos;
  • Para-brisas;
  • Vidros de portas e janelas;
  • Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana).